Semana passada fiz uma palestra em São José dos Campos onde falava sobre Carreira e a relação com a Constelação Sistêmica.
O interessante é que o tema que escolhi para falar, carreira, é um tema que gosto muito. E por isso que trabalho com ele também já há algum tempo. É de verdade uma paixão, algo que me move… Poder auxiliar as pessoas no direcionamento da carreira, na construção de um plano, uma ideia de um norte onde querem chegar. E estou falando isso porque foi basicamente por esse motivo que eu escolhi esse tema. Pois, na verdade, a Constelação tem relação com tudo na nossa vida – e a carreira é só uma delas.
Como a constelação fala de forças ou de equilíbrios que permeiam os sistemas em que vivemos, e estamos o tempo todo em contato com os sistemas – sejam eles familiares, profissionais, ocupacionais, escolares – estamos também o tempo todo em contato com a constelação “por tabela”.
E o que eu mencionei ontem na palestra é como a nossa relação com a nossa mãe tem a ver com o trabalho que temos hoje. Como projetamos nossos comportamentos em relação à nossa mãe para a empresa ou o ambiente que trabalhamos.
O Bert Hellinger fala sobre isso nos seus livros. Ele diz que toda a nossa “nutrição”, ou seja, toda a força da vida reflete a maneira como recebemos da nossa mãe. Temos que recebê-la sem julgamento, entendendo que a experiência que temos é a melhor para a nossa existência. E como ela é a melhor maneira de crescermos, então vamos também ter essa visão com relação à nossa vida. E também aos nossos relacionamentos, ao nosso dinheiro, aos nossos empregos, e por aí vai.
E quando estamos prontos?
Já o papel do pai, segundo o Bert, é nos levar para a vida. Ou seja – recebemos da nossa mãe e, quando estamos “prontos”, nosso pai nos apresenta os caminhos para o sucesso e para a vida.
Quando estamos prontos?? Bem…. em algumas constelações podemos ver que nunca achamos que estamos prontos, então não saímos de perto da nossa mãe. Em algumas outras constelações, vemos que nossa mãe acha que nunca estamos prontos, e ela não nos deixa sair nem ter acesso ao nosso pai…
E começamos a ter desordens e emaranhamentos…
Mas isso é assunto para outro post…. 😉
Não se esqueça de curtir a página do Facebook para receber sempre noticias de quando novos posts estão saindo!