Podemos, de muitas maneiras, buscar o equilíbrio em nosso sistema familiar, sem nem sabermos que estamos a serviço dessa causa. Uma vez conduzi um processo de coaching de carreira que a pessoa estava em dúvida com relação ao seu próximo passo profissional. Antes de aceitar um emprego em que pudesse se frustrar novamente, ela queria passar por um processo de autoconhecimento. Além disso, pretendia fazer a escolha da próxima etapa de carreira.
Sua história foi assim: ela se formou e entrou para uma empresa multinacional e líder de mercado. Fazia parte de um programa de trainee, no ramo de sua formação. Nessa empresa teve uma rápida ascensão profissional e estava tudo indo bem, até que foi transferida para uma área que não a agradava. Além de não se sentir tão desafiada, seu novo papel envolvia muitas viagens.
Processo de Coaching
Ao conduzir o processo de coaching, percebemos o quão ligada à história do pai ela estava ao aceitar o trabalho com base em uma competência técnica. Também notamos quais as expectativas depositadas na carreira ela colocava, sempre se voltando à carreira técnica e de sucesso que o pai teve.
Uma das etapas do processo foi a constelação dos seus motivadores de carreira, ou seja, de tudo o que a fazia ter prazer no trabalho. Colocamos no campo essas motivações, representadas por bonecos. Fizemos movimentos de constelação e ela pode identificar com qual motivação ela estava mais conectada. E com qual o pai e a mãe estavam mais conectados.
Resultados
E os resultados, após identificarmos as âncoras foram muito bonitos. Ela identificou que sua principal motivação está relacionada à Criatividade. O pai está relacionado à uma Competência Técnica e a mãe tem como principal motivação o Estilo de Vida.
No início do processo de coaching ela estava em dúvida se continuava seguindo para uma carreira técnica (honrando o pai). Ou se continuava fazendo trabalhos de cunho social (honrando a mãe).
O final do processo foi lindo, pois ela pode, ao constelar sua carreira, ver que a Criatividade é o que realmente mais a chama em termos de motivação e valores de vida.
Porém ela sabe que é um próximo passo. Hoje ainda tem um passo importante a dar lugar à carreira técnica do pai, sem abrir mão do estilo de vida que veio da mãe. Assim, ela está se preparando para o seu salto de carreira no futuro, desenhado no seu planejamento de longo prazo de carreira. E que vai atender a sua Criatividade.
Ela terminou o processo e foi convidada na semana seguinte para uma vaga na sua área técnica! E em uma área que não é tão requisitada para viagens e ficar longe da família. Exatamente como queria!
Um comentário sobre “A Carreira e o Equilíbrio do Sistema”
Gostaria de participar profissionalmente