Sabe, eu sempre estou conversando sobre constelação familiar e explicando como funciona a técnica e os princípios de como trabalhamos. Mas o mais interessante é como as pessoas se surpreendem em como a constelação funciona. E como é nítido o resultado e as informações que recebemos sobre nós mesmos e sobre as outras pessoas – que muitas vezes não sabíamos!
Quando o Bert Hellinger descobriu a constelação, e afirmou que a ordem vem antes do amor – veja bem, a ordem não é maior do que o amor, eu particularmente acredito que nada é maior do que o amor! <3 – mas a ordem vir antes do amor, faz muito sentido pra mim!
Ele fala que a ordem é como o jarro e o amor é a água. Ou a ordem é a margem do rio, e o amor é a água que corre…
Um existe sem o outro. Mas que tudo flui e se organiza melhor com o outro, isso é uma grande verdade!!
E daí, quando olhamos para as ordens do amor de uma maneira clara, buscando colocar tudo no lugar dentro de uma constelação (veja mais sobre as ordens do amor nesse post aqui!), é que conseguimos trabalhar e viver sem amarras, uma vida mais plena e com mais felicidade. Podemos viver a nossa vida e construir as nossas histórias, e não ficamos presos às histórias da nossa família ou de nossos antepassados!
A evolução dói, mas vale a pena
Só que eu sempre digo também que a evolução dói um pouco. Para crescermos dói, não é verdade? Qualquer tipo de crescimento é uma mudança, e qualquer mudança gera um desconforto! A constelação faz com que nos conectemos mais com nós mesmos, podemos olhar onde estamos presos. Onde nossa família está parada, ou onde eu mesmo estou parada! E claro que olhar para isso dói!
Quando queremos resolver algo que nos prendeu por algum tempo, sempre vai doer um pouco. O bom é que a constelação é como um band-aid, a gente arranca rapidinho, ou seja dói, mas passa logo. E aí podemos escolher nossa atitude, mais antenados com a nossa consciência!
E isso acontece porque passamos a nos conhecer sem filtros, ver onde estamos de fato, no nosso inconsciente. Mesmo que doa, podemos ver… E daí, podemos decidir para onde queremos ir! E esse processo que é maravilhoso! Porque podemos tocar coisas muito profundas dentro de nós, para nos movermos.
Sempre fazemos a constelação familiar através dos representantes, então você fica assistindo a tudo, vendo onde estão os assuntos que te prendem, ou as pessoas que estão no seu sistema familiar. Só que você também se vê em uma constelação, e percebe que por mais que tente mudar alguma atitude, enquanto não for de alma, com consciência para mudar, é realmente muito difícil. E esse processo que é realmente lindo! Porque temos claro daí o que precisamos fazer. E a escolha fica na nossa mão!
Por isso que o título do texto era esse: o medo de constelar! Porque às vezes dá medo de olhar onde estamos parados. Mas esse medo não pode ser maior do que a nossa vontade de mudar, e de melhorar. Senão realmente ele nos paralisa!
4 comentários sobre “A constelação familiar e o medo de constelar! ;-)”
Gostaria de participar de constelação familiar, como faço?
Olá Taise. Mande um e-mail para contato@julianaisliker.com.br, que te passamos informações!
Olá Juliana.
Sou uma curiosa do assunto, estou adorando seus textos.
Já li bastante coisas sobre constelação, mas o seu jeito de escrever está conseguindo me tocar profundamente.
Quero muito poder constelar com vc.
Pode me enviar um e-mail com as informações?
Muito obrigada!
Aguardo seu retorno! 😉
Olá Andrea! Atendo online e presencialmente. Para saber mais e te passarmos informações, por favor entre em contato no e-mail contato@julianaisliker.com.br
Um beijo!