Tempos atrás, o Fantástico, programa da Rede Globo, passou uma matéria muito importante sobre a Constelação Familiar.
Se você por acaso não viu a matéria, segue aqui o link para acessá-la: https://globoplay.globo.com/v/5868899/
Por que eu acho que foi importante?
Acredito que toda forma de conhecimento melhor e mais profundo dos nossos temas de estudo, é importante.
Já vi reportagens que pareciam que não agregavam tanto para o tema que estavam se propondo a fazer, mas mesmo assim, traziam à tona a discussão, e isso promovia uma expansão, você não concorda?
Bom, mas o fato é que a reportagem do Fantástico não foi assim!
Ela foi, de fato, um grande serviço de expansão e conhecimento da Constelação Familiar.
Foi muito profunda, mostrou muito a técnica e tentou explicar algo que é inexplicável que é a Constelação Familiar, de uma maneira muito respeitosa.
Sami Storch, que foi meu professor no meu curso de formação, é o juiz de vara de família que trouxe a Constelação Familiar para o sistema judiciário brasileiro.
Ele começou com alguns casos pequenos, de guarda de filhos e de alimentos (pensão alimentícia) e começou a perceber o impacto enorme que existia nos casos que eram constelados.
O que acontecia de fato?
Ele tinha na sua frente uma questão, por exemplo, de briga entre os pais porque discordavam dos termos da guarda das crianças.
Uma coisa é o que acontece entre os pais, a briga, as discussões e nesse momento tudo vem à tona: porque o relacionamento não deu certo, porque houve a separação, a mágoa, as dores, o fracasso do casamento.
Tudo acaba caindo em cima da separação, e principalmente sofrem mais as crianças que estão envolvidas.
Bom, pelo nosso conhecimento da Constelação Familiar, já sabemos das Ordens do Amor: Equilíbrio de Troca, Hierarquia, Direito de Pertencer.
Quando olhamos para uma separação de casal, sob a ótica das Ordens do Amor, podemos ver o que faltou naquele sistema.
Quando olhamos com amor e damos um lugar, podemos encontrar uma solução.
E foi isso que o Sami Storch começou a fazer, a constelar casos e encontrar a solução.
Lá em Itabuna, onde ele trabalha e onde começou a atuar, ele tem 100% de sucesso em conciliações nos casos daquela vara.
Depois desse trabalho lindo ter sido iniciado pelo Sami, o Direito Sistêmico vem conquistando mais espaço, com cursos específicos, com um desenrolar muito rápido aqui no Brasil e cada vez mais a Constelação Familiar ganha espaço no judiciário brasileiro.
Por que eu escrevi sobre tudo isso?
Porque a matéria do Fantástico mostrou lindamente esse tema.
Ela entrevistou o Sami Storch, ela mostrou algumas constelações familiares sendo conduzidas, ela contou um pouquinho dessa história que eu relatei aqui acima, ou seja, foi realmente um serviço de divulgação lindo das Constelações Familiares.
Um verdadeiro presente!