Meditação – Sitting Meditation

248 med 022 1 - Meditação - Sitting Meditation

Hoje quero falar sobre uma outra maneira de meditar, a Sitting Meditation, ou meditação sentada!

Bom, já escrevi aqui sobre a meditação que aprendi primeiro, que foi a Body Scan. Nela você consegue se concentrar em algo, que são as partes do corpo, e daí fica mais fácil com que os pensamentos não roubem tanto a sua atenção! Acredito que é por isso que normalmente as pessoas ensinam primeiro esse tipo de meditação! 😉

Sobre a Sitting Meditation

Como o nome diz, e é meio óbvio, você deve primeiro encontrar uma postura sentada em que se sinta bem confortável. Pode ser em uma cadeira que você consiga apoiar os pés no chão (acredite – eu sou baixinha e quando não consigo apoiar os pés no chão, não dá pra ficar confortável! 🙂 ), ou então sentado no chão com as pernas esticadas, ou cruzadas – de preferencia em cima de uma almofada, porque aí é mais fácil deixar a coluna reta.

Uma observação importante é que a coluna fique retinha para que a respiração flua melhor também. Então, nada de ombros caídos, nem de jogar o corpo pra frente ou pra trás. Tudo isso torna mais difícil fazer com que a respiração flua do jeito que a gente quer.

Coloquei umas fotos aqui para ajudar a mostrar essas posições:

meditate on chair - Meditação - Sitting Meditationhow to choose meditation cushion img11 - Meditação - Sitting Meditation

E daí a gente fecha os olhos e começa a sentir…

Algumas dicas e truques

E agora, a minha parte de falar dos truques que aprendi para não ficarmos viajando demais!! 😉

Primeiro, sinta se está sentado nos ísquios (o ossinho do bumbum, que faz com que a coluna fique bem retinha). Se não estiver sentado nos ísquios, você deve corrigir a posição, de olhos fechados mesmo. Depois, quando tiver isso corrigido, aí você presta atenção se o corpo está em uma perpendicular ao solo, ou se está levemente para a frente ou para trás. E daí corrige também, sempre mantendo os olhos fechados.

Aí chegou a hora de prestar atenção na respiração. Inspire bem profundamente, sinta o ar entrando nos pulmões, preste atenção quando a inspiração se transforma em expiração, e sinta o ar saindo dos pulmões.

Para ajudar a manter a concentração também nessa parte, você pode fazer o seguinte: inspire contando até quatro na cabeça (enquanto inspira, pensa: 1-2-3-4), aí pára e prende a respiração e conta até três. Depois solta a respiração contando até quatro. E com o pulmão vazio, prende de novo a respiração e conta até 3. E vai fazendo isso e repetindo. Sempre pensando na respiração, nos números, nos ísquios, na coluna reta…. Viu como é muita coisa pra prestar atenção? Assim, fica mais fácil de mantermos a mente ocupada e ela não nos levar para longe…

Só que tem uma coisa e eu não vou te enganar!! Ela vai pra longe mesmo assim!  Então, quando você percebeu que voou, é só voltar: 1-2-3-4 / ísquios / 1-2-3 / coluna (“ai meu Deus!! 1-2-3-4!)/ 1-2-3, etc, etc…

Boa meditação!

E me conta se você conseguiu, vou adorar saber!

Um beijo!

Um comentário sobre “Meditação – Sitting Meditation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *