Meditação – Body Scan

Meditacao Body Scan - Meditação - Body Scan

Hoje vou abordar um pouco mais sobre o tema meditação, que eu já falei um pouco nesse outro post.

Uma das técnicas que se usa para a prática de meditação, se chama Body Scan. Ela é ótima para começarmos, porque aí nos focamos em algo, e é um pouco mais difícil da nossa mente “voar” pra longe!!! 😉

O mais perigoso dessa meditação é a postura com que a fazemos. É porque é melhor fazer ela deitada, apesar de também dar pra fazermos sentados. E o problema quando deitamos é que relaxamos tanto, que corremos o risco de cair no sono!

Então, antes de fazer a meditação a regra é lavar o rosto, escolher um horário do dia que não estamos com muito sono, e nos programarmos para ir até o final!!

Hoje em dia existem vários aplicativos que fazem meditação guiada, em que podemos ir ouvindo alguém nos conduzindo na prática. Eu uso um aplicativo que se chama Calm, e apesar de não ouvir muito a meditação guiada dele, eu já testei e sei que é boa! 😉

Com funciona

Você se deita e encontra uma posição em que fique com o corpo bem relaxado.

Fecha os olhos, e começa a prestar atenção no seu corpo. Como o próprio nome da meditação diz – Body Scan – é como se você fosse percorrendo seu corpo com a mente, prestando atenção em cada detalhe.

Começamos com o pé esquerdo, o dedão, depois os outros dedos, o calcanhar, o peito do pé, o pé inteiro. Subimos para o tornozelo esquerdo, depois a canela, o joelho e vamos subindo até o quadril do lado esquerdo.

Não é pra ser rápido – é algo que precisamos fazer com calma, realmente respirando profundamente e sentindo cada pedacinho do corpo, como se integrássemos o corpo ao todo, à nossa mente. Vamos sentindo o corpo “descolar” e aí integramos. Cada pedacinho…

Depois de chegarmos no quadril esquerdo, voltamos ao pé direito agora. E fazemos igual fizemos do lado esquerdo, subindo dos pés até o quadril.

Depois do quadril, continuamos subindo e sentindo cada pedacinho… A barriga, o peito, os braços, o pescoço, a cabeça….

Nesse tipo de meditação, a ideia é simplesmente que a gente se entregue a esses sentidos, percebendo nosso corpo e percebendo que nossa mente não faz parte do corpo fisicamente, mas é como se ela estivesse “fora”, observando tudo.

Pode parecer complexo parar e prestar atenção no corpo, pedaço a pedaço. Mas é mais simples do que parece.

Ao fazer esse exercício, que não tem nada de extraordinário, já percebemos muitas coisas em nós mesmos, e damos um primeiro passo à atenção plena, que é isso mesmo: levar nossa mente ao momento presente, a onde estamos e onde está nosso corpo.

Dicas

Para que você comece a adquirir o hábito, é muito importante algumas dicas:

  • determine um mesmo horário para fazer esse exercício todos os dias
  • reserve cerca de 20 min para isso (mesmo que você faça em menos tempo, é bom reservar os 20 min – tem o tempo de deitar, de começar e de terminar)
  • repita esse exercício por uma semana seguida – você vai ver que quanto mais passa o tempo, mais você se acostuma e gosta de fazer o exercício! 🙂

Depois dessa uma semana eu escrevo outra técnica pra você! 😉

E boa meditação!

Um comentário sobre “Meditação – Body Scan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *