Bert Hellinger, o Pai da Constelação Familiar

Bert Hellinger o pai da constelação familiar

A primeira vez que ouvi o nome Bert Hellinger eu estava de malas prontas para viajar! Foi assim: eu tinha acabado de conhecer a Constelação Familiar através da Simone (Simone Arrojo, em outro post eu conto sobre ela, a quem devo muito de meu conhecimento sobre a Constelação!).

Nunca tinha ouvido falar sobre constelação, e nem tinha visto nada igual ao workshop que tinha presenciado.

Logo no primeiro dia que fui, já entrei como representante nas três constelações que aconteceram naquela tarde… E adivinhem só? Saí de lá completamente transformada. Não sabia explicar direito, mas sabia que algo muito importante dentro de mim tinha sido mudado!!

Então, depois desse dia eu estava prestes para viajar de férias em julho, para fora do Brasil. Minhas malas estavam prontas e uma amiga (a mesma que me levou para conhecer a Simone) me falou que o Bert estaria no Brasil. E eu, com a maior ingenuidade do planeta, perguntei: Quem é Bert Hellinger??? E porque é tão importante você me dizer isso??

E ela, com a maior paciência do planeta (que ela sempre tem comigo, vale mencionar), me contou que o Bert Hellinger é o pai da Constelação Familiar. Ele que descobriu e formulou a constelação como a conhecemos hoje. E ele tem 90 anos, e faz 5 anos que não vinha para o Brasil, portanto não poderíamos perder a chance de ver o senhorzinho ao vivo, ensinando sobre constelação!

Aí já me empolguei, né?

Só que, em seguida, ela me falou as datas do seminário do Bert Hellinger… E fiquei triste, porque caía bem em um dos dias da minha viagem. Passagens compradas, malas feitas, vistos na mão, etc… Ainda mais porque estava indo viajar com minha irmã que mora em São José dos Campos, minha filha e minha sobrinha! Nem pensar em mudar uma vírgula da viagem!

Desisti de ver o Bert…

Minha amiga não desistiu…

“– Mas Ju, quando você vai voltar mesmo?

– Ah Mari, é comecinho de agosto. Já vi que a data não dá…

– Pega o dia do seu retorno. O seminário também é no começo de agosto. ”

Peguei. Meu voo chegava na sexta, dia 07 de agosto às 10h da manhã em Guarulhos. O Seminário era 07, 08 e 09 de agosto, na Liberdade, em São Paulo. No sábado e domingo começava às 9h da manhã, mas na sexta começava às 16h. Vai entender…

Eu não entendi! Só sei que fui correndo fazer minha inscrição. E não me arrependo nada, nada mesmo!!

Bert Hellinger e a Constelação Familiar

Falando um pouco mais sobre o Bert, afinal esse post era sobre ele! 😉  Ele é alemão, nascido em dezembro de 1925. Nasceu em uma família católica, e com 10 anos de idade foi para uma escola dentro de um monastério.

Estudou filosofia e teologia na Universidade de Würzburg, como etapas da sua ordenação como padre. Em 1950 foi enviado para a África do Sul, onde atuou como missionário junto à tribo dos Zulus. Lá ele continuou estudando na Universidade da África do Sul, e a partir daí podia dar aulas em escolas públicas. Iniciou então uma carreira dentro do sistema de ensino, como professor e padre. Evoluiu até ser o diretor da escola, e acumulou funções administrativas, sendo responsável por cerca de 150 escolas dentro da sua diocese.

Dentro da escola ele começou a conhecer e a participar de uma série de rituais e se interessou pela maneira dos Zulus lidarem com diversas questões. Conheceu mais da fenomenologia associada às curas, ao fato de trabalharem nas curas sem intenção, sem julgamento, sem medo, sem preconceitos, e trazendo à tona sempre o essencial.

Bert retornou à Alemanha, concluiu os estudos de psicologia (psicanálise), e como a experiência que ele teve na África continha muito de dinâmicas em grupo e era algo que chamava muito sua atenção, foi para os Estados Unidos estudar com Arthur Janov e Eric Berne, de onde conheceu e passou a aplicar a Terapia Transacional nas suas dinâmicas.

Até então, o Bert não documentava nada do que fazia, nem dos workshops e conclusões sobre os temas. Só com 70 anos que ele começou a publicar e organizar todo seu aprendizado em livros e vídeos e passou a chamar seu trabalho de Constelações Familiares.

Mais de 100 livros

Hoje, Bert Hellinger tem mais de 100 livros publicados em diversos idiomas. Ele conta sobre situações que vivenciou em constelações, sobre as Ordens do Amor (que ele descobriu ao trabalhar com os Zulus) sobre as mães, os pais, as crianças, e todas as dinâmicas que ocorrem, muitas vezes ocultas, dentro de um sistema familiar.

O seminário que eu fiz com o Bert foi realmente sensacional. Não perdi um minuto, não perdi uma palavra dele. Ele realmente consegue, através da constelação, nos fazer enxergar o essencial. Enxergamos o que está na nossa frente e não queremos ver, e aprendemos que muitas vezes não queremos acreditar no que vemos. Não me arrependo por ter chegado correndo do aeroporto e ido ao seminário. Agradeço a essa sincronicidade que me fez estar lá, na hora certa! J

E aguarde que, em breve, vocês poderão me acompanhar também no novo canal do Youtube!

*Bert é reconhecido mundialmente pelas Constelações Familiares, e em algumas comunidades ele não é aceito, por trazer afirmações duras sobre temas polêmicos. Ele afirma que seu compromisso é a orientação e o cuidado com as pessoas, e não com os ideais. Portanto, ele não tem medo de não ser aceito, desde que acredite que esteja contribuindo para o crescimento e desenvolvimento das pessoas, através do seu trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *